Situação de Aprendizagem
Texto1: O avestruz, crônica de Mário Prata.
Objetivos:
1- Ler para compreender e conhecer.
2- Ler para verificar o que se aprendeu.
3- Desenvolver competências dos Grupos I E II:
- Localizar informações explícitas e implícitas no texto;
- Identificar marcas temporais e espaciais.
- Reconhecer algumas características do gênero
- Reconhecer figura de linguagem - personificação.
4- Trabalhar com os diferentes níveis de desenvolvimento dos alunos, a partir de uma mesma proposta.
Grupo 1= alunos avançados.
Grupo 2 = alunos proficientes.
Grupo 3 = alunos de nível básico
Grupo 4+ alunos abaixo do básico.
Público-alvo: 6º ano.
Tempo previsto: 4 aulas.
Antes da Leitura:
Atividades de ativação de conhecimento prévio e levantamento de hipóteses - para toda a turma - atividade oral.
Questões:
1- O que é animal de estimação?
2- Como as pessoas escolhem animais de estimação? Quais são os mais comuns?
3- Quem tem animal de estimação em casa? Que animal é?
3- Quem já viu um avestruz? Em que situação? O que achou do animal?
4- Você escolheria um avestruz como animal de estimação? Por quê?
Durante a leitura:
Grupo 1 e 2 : Leitura Silenciosa, em outro espaço. ( A Sala de Leitura, acompanhados da professora responsável, é uma ótima opção).
Ler, procurando retirar do texto, as características do gênero já estudadas ( personagens, espaço, tempo, tema tratado). Pesquisar no dicionário as palavras que não souberem o significado.
Grupos 3 e 4: Leitura compartilhada, sentados em círculos.
Ler para compreender, com a tarefa de identificar personagens - atividade inicialmente oral, mas com registro em seguida, procurando em grupo, identificar espaço e tempo e levantar vocabulário.
Após a leitura:
Grupo 1: Explorando outro texto: Leitura da crônica "Macacos me mordam", de Fernando Sabino e análise comparativa entre as duas crônicas, orientados por quadro comparativo entre textos.
Questão
|
Texto 1
|
Texto 2
|
Título
|
||
Autor
|
||
Veículo em que foi publicado
|
||
Tema
|
||
Personagens
|
||
Espaço
|
||
Tempo
|
Que problema as personagens tiveram com os animais e como o resolveram?
Produção individual: Escreva uma crônica em que apareçam pessoas envolvidas em situações geradas pela presença de animais incomuns.
Grupo 2: As mesmas atividades do Grupo1, com alteração da produção de texto:
Produção de texto individual: Helena foi sorteada e ganhou um ( escolher um animal de estimação bem incomum). Como foi quando ele chegou em sua casa? Como a família reagiu?
Grupo 3: Leitura em duplas do texto "Macacos me mordam" e preenchimento do quadro comparativo. Em seguida, leitura de textos com ilustrações de animais incomuns. Seleção de um para organização de cartazes com animais e suas características. Em cada um deve haver um parágrafo explicando os prós e os contras de se conviver com esse animal.
Grupo 4: Leitura oral do texto "Macacos me mordam", também em duplas, com preenchimento do quadro comparativo. Produção de crônica, em duplas. A dupla deve escolher um dos animais que o grupo 3 apresentar e produzir uma narrativa com o tema: Um animal de estimação bem diferente.
Referências:
1- Prata, Mário. Avestruz. 5a. série/6º ano. Vol 2. Caderno do aluno (p.9) e Caderno do professor (p.18).
2- SABINO, Fernando. O HOmem Nu: Crônicas. São Paulo: Cículo do livro,s.d. p 56-58.
Disponível em http://professorfabiozanella.blogspot.com.br/2010/03/em-edicao_8790.html
3- ROJO. Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania.In: EaD/ EFAP. Leitura e escrita em contexto digital - Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade.
Observação: Este é um exercício de planejamento de atividade de aprendizagem, ainda não testado em sala e certamente, com muitas correções ainda por fazer. Agradecemos seu palpite e colaboração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário